Prezados, Acesse aqui e use somente seu e-mail de cadastro e a senha para assistir as aulas. Qualquer dúvida, reclamação ou falha na ultilização, por favor enviar um e-mail para contato@aprendacom.com.br ou pelo Fale conosco. Obrigado!

Precisa de ajuda?   contato@aprendacom.com.br

Top
Image Alt

Aprenda Com

  /  Dicas de Coaching   /  TJ Interior: como estudar nos últimos 35 dias?

TJ Interior: como estudar nos últimos 35 dias?

Olá, pessoal!

Hoje a nossa conversa será bem direcionada. Para aqueles que farão o TJ Interior ou que estão na reta final dos estudos para algum concurso de outra área.

Quanto a ser carnaval ou outras festas e você estar estudando ou não… acho que o assunto já deu, né? Se você nos acompanha por aqui já sabe o que penso sobre equilíbrio e responsabilidade (Não leu o meu último artigo sobre isso? É só procurar aqui no Blog…aproveite!).

Sendo bem racional: seu cronograma, mapas/resumos, questões, simulados estão em dia? Já está com uma porcentagem boa de acertos também? Nada te impede de aproveitar o carnaval ou qualquer outra forma de relaxamento.

Não está tudo tão em ordem assim? Corra atrás do prejuízo e deixe tudo organizado nestes dias. Precisa estudar 24 h por dia? Claro que não. Mas, dedique boa parte do seu tempo ao gás que precisa dar neste momento nos seus estudos.

Vou dar um exemplo prático: uma Coachee minha que foi aprovada em 8º lugar no TRE/TO me falou que vai participar do Galo da Madrugada e depois vai voltar para casa e estudar por algumas horas para não perder o ritmo. Vai se divertir e estudar. Dá para fazer de tudo a chave é organização.

Voltando ao TJ e aos famigerados 35 dias…

 

Vamos lá!

Cada um de vocês está em um nível, tem uma realidade diferente, experiências e vivências distintas e, portanto, deve ter atitudes diferentes. Nada de pegar cronograma pronto da Internet e fazer igual a fulano ou ciclano que passou e blábláblá…seja esperto!

As dicas que darei aqui podem ser usadas para dar um UP em qualquer cronograma nesta reta final do seu concurso.

 

1. Simulado Diagnóstico: Faça um simulado de acordo com o seu edital e veja quais matérias exigirão de você uma dedicação maior e a cada simulado readéque o seu cronograma/ciclo. Exemplo: Se no simulado em Constitucional você está acertando 20% das questões e em Administrativo 90% não é estratégico você destinar o mesmo tempo de dedicação para as duas matérias, percebe? Não tenha medo de fazer simulados. Você precisa saber da realidade para tomar atitudes concretas de mudança;

2. Material de estudo: Cuidado com a avalanche de materiais e cursos! Você pode se perder. Somente assista vídeo aulas de matérias que realmente você necessita e mesmo assim de forma direta e objetiva. Agora é o momento de muita lei seca, questões e revisões.

3. Cuide-se: Tenha momentos de diversão/relaxamento durante o seu dia. Nada de pensar em concurso o dia todo. Faça atividade física (nem que seja uma simples caminhada 2 x por semana) ela é importante para diminuir a ansiedade além de todos os benefícios que já conhecemos. Tenha qualidade no seu sono. Não esqueça que ele caminha de mãos dadas com uma memorização eficiente.

4. Elimine as distrações: As famosas redes sociais estão nesta lista. Muitas vezes não percebemos, mas, Facebook, Instagram, WhatsApp nesta reta final pode ser muito prejudicial. Roubam o nosso tempo e nem nos damos conta. Limite o uso diário a determinado período de tempo ou exclua temporariamente. Você não vai morrer e o seu rendimento agradece!

5. Matérias de Direito: O concurso do TJ em Direito é Lei seca. Sem mimimi e sem blábláblá. Ou seja, o que você precisa reforçar agora é Lei seca, questões e mapear os seus erros. Voltar na lei, fazer tabelas de prazos/penas (“Vuvu” ama um número no meio da lei). Nos seus mapas/resumos use e abuse dos “Post-its”, anotações de pegadinhas e troca de termos ou palavras. Faça listas de cada matéria com os tópicos que ainda está errando e leia os artigos destes tópicos ou prazos todo dia antes de iniciar os estudos. (Deixe em um local bem visível. Parede ou tela do computador);

6. Matemática: Este não é momento de ficar em mil vídeo aulas e teorias. Tenha uma teoria básica e concisa de cada tópico e faça muitas questões para pegar o jeito que a banca cobra cada tópico e a linha de raciocínio utilizada. Vale uma pesquisa dos assuntos que sempre caem nas provas da “vuvu”. Não se desespere e aja com estratégia.

7. Português: Aconselho neste momento que você faça resolução de provas na íntegra da “vuvu”. Se você não está acostumado com tirinhas, por exemplo, comece a ler mais a parte em que elas estão nos jornais ou em sites jornalísticos. Sempre cai alguma para que seja abordado algum aspecto gramatical ou interpretativo. As questões da “vuvu” em Português se repetem demais. Inclua resolução de prova na íntegra de acordo com a sua dificuldade na matéria: 1, 2,3 vezes por semana ou até mesmo 1 prova de Português ao dia. Corrija cada erro e veja qual tópico está errando mais…se estiver com defasagem na teoria de algum tópico aí sim pode até ver alguma aula ou vídeo, mas, de forma bem específica.

8. Informática: Preste atenção! Teremos 14 questões: Não dá para negligenciar Informática. Pare com estes pensamentos limitantes: “Ah, Informática eles cobram o que querem, não dá para acertar… é loteria”. Mude o pensamento e encare esta matéria como um diferencial na sua nota final. As questões se repetem e muito! Foque em um bom material, muitas questões e simulados e detone! Tenho Coachees que saíram do zero e hoje gabaritam os simulados. Para você que ficou só na teoria até agora indico que adquiram os simulados do Professor Fernando Nishimura que são incríveis! Já fiz aulas dele e por isso indico mesmo. (Se for comprar e quiser um desconto basta usar o meu cupom: IARACRISTINA). Dê uma atenção especial aos atalhos, desenhos e menus.

9. Raciocínio Lógico: São 10 questões. Junto com Informática estas questões são importantíssimas na sua nota final. Tenha uma base teórica sucinta e faça muitos exercícios principalmente sequências, tabela verdade e equivalências e exercícios de verdade e mentira.

10. Atualidades/Deficientes: Indico as aulas do Professor Rodolfo Gracioli que arrasa nas provas da Vunesp. As aulas são ótimas. Além disso, a lei dos Deficientes precisa estar na ponta da língua. Não dá para perder pontos aqui.

 

Siga em frente e nada de ficar ouvindo opiniões negativas dos terroristas de plantão. Dê o seu melhor e se supere a cada dia.

 


A pedido de vocês estou iniciando um Grupo de Mentoria para esta reta final do TJ Interior.

Teremos 3 sessões por Skype em grupo, 3 simulados com análise diagnóstica e orientação pós simulado e grupo secreto no Facebook de troca de informações e suporte da mentora.

Precisa de um acompanhamento mais de perto e quer fazer parte do nosso grupo?

Participe da seleção. Basta enviar um e-mail para: coachiaracristina@gmail.com

Bons estudos!

E vamos para cima da “Vuvu”!


 

Conte comigo nesta caminhada!

Coach Iara Cristina.
Coach Especialista em Concursos Públicos e Vestibulares.
Certificada pela ABRACOACHING.
E-mail: coachiaracristina@gmail.com
WhatsApp: (11) 9 5071-4747.