Ainda não foi aprovado?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Vamos pensar juntos sobre o que precisa ser mudado?

 

Olá, concurseiros e vestibulandos!

Coach Iara Cristina - Ser aprovado

A minha intenção com este artigo é de ter uma conversa franca com você.

Daquelas que somente velhos amigos são capazes de ter. Sinceridade total!

Vamos lá?

Papai Noel quase chegando em suas renas e o que acontece nesta época do ano? Fazemos as já famosas retrospectivas e planos para o ano que virá.

É neste contexto que a nossa conversa se enquadra.

  • Como foi o seu ano de uma forma geral?
  • Conquistas e realizações?
  • No aspecto físico, emocional, relacionamento, trabalho e estudos…como estamos?
  • Neste ano você fez tudo o que se propôs a fazer na virada para 2017?
  • Adiou projetos, incluiu e/ou realizou novos?
  • A listinha dos objetivos ficou engavetada ou está toda riscada com os objetivos concretizados?

 

Não importa a sua resposta. Ela é apenas reflexo do que você priorizou.

O importante agora é refletir se os seus sonhos (listinha de projetos) foram compatíveis com as suas realizações ou se ela ficou realmente esquecida dentro da gaveta.

Ainda é tempo! Sim. Temos o mês de Dezembro inteirinho ainda para mudar de postura e agir.

 

Coach Iara Cristina - Ser aprovado

Vamos fazer um exercício prático?

Pegue uma folha de caderno ou de papel sulfite. Faça 3 colunas. Em uma escreva: lista de objetivos para 2017 (com aquela famosa listinha de desejos que você fez no Réveillon passado), na coluna do meio coloque o que efetivamente você cumpriu e na última coluna qual foi o motivo que te impediu de cumprir qualquer um dos seus desejos –se isso tiver acontecido com você.

Iara, mas para quê fazer isso? Que bobagem!

Na realidade não é. Quando escrevemos as coisas elas ficam mais evidentes e claras para que internamente possamos tomar um “choque de realidade” e, a partir daí, agir concretamente.

 

Se for importante para você pare a leitura agora e faça o exercício…

Coach Iara Cristina - Ser aprovado

Voltamos?

 

Guarde no coração o que está sentindo e transforme isso em força para lutar pelo que você realmente quer desde AGORA!

Esperar janeiro ou qualquer outra desculpa que você possa dar é procrastinação pura e simples.

Temos 2 caminhos: continuar como estamos e buscar sempre a evolução se atingimos os objetivos de 2017 ou mudar pensamentos e atitudes para ainda em dezembro fazer o que precisa ser feito e desenvolver novos hábitos.

A parte mais difícil é começar. Assim como acontece com os exercícios físicos. Quando precisamos ir para a academia e aquela preguiça quer nos vencer muitas vezes pensamos em deixar para amanhã. Outras vezes vencemos a preguiça e na volta da academia sentimos aquele bem-estar e o nosso astral e dia mudam totalmente. Pois vencemos a nós mesmos!

Percebe?

 

10 DICAS PRÁTICAS PARA SER UMA PESSOA MELHOR JÁ EM 2017:

Coach Iara Cristina - Ser aprovado

 

  1. FORTALEÇA A SUA FÉ;

Fé no sentido de acreditar. Confiar. Trabalhar pela evolução tendo a certeza dentro do seu coração que vai dar certo!!!

 

  1. ESPERAR O TEMPO CERTO DE CADA COISA E NÃO SE COMPARAR COM O OUTRO;

Muitas vezes temos o impulso de querer tudo para ontem e do nosso jeito. Aja com sabedoria. Se você está iniciando agora os estudos não queira uma fórmula mágica e nem se compare com os outros. Você é único e traz suas próprias vivências e experiências que constroem o que você é hoje. Não queira ser o outro. Queira sim melhorar a cada dia o seu próprio EU.

 

  1. APRENDA COM OS SEUS ERROS;

Como é incrível como aprendemos com os nossos erros e escolhas. Não negligencie o aprendizado. Exemplo prático: “Ah, Iara, nem quero fazer a análise da prova fui muito mal”. Aí meu lado “Coach da Chinelada” já diz: “Isso mesmo…e perca a incrível chance de saber o que precisa ser mudado para que o seu próximo resultado seja diferente”. Percebe como o medo e a auto piedade nos afastam da evolução?  Não faça isso com você, tá bom? Promete?

Coach Iara Cristina - Ser aprovado

 

  1. NÃO FOQUE APENAS NA NOMEAÇÃO/APROVAÇÃO NO VESTIBULAR. SEJA FELIZ JÁ DURANTE O TRAJETO;

O que quero dizer com isso é bem simples. O caminho é árduo sim. Mas a felicidade não está somente no dia da sua posse/aprovação no vestibular dos sonhos e sim no seu dia a dia de estudos. Perceber o seu crescimento como estudante e pessoa, amizades no mundo dos estudos que carregamos pela vida inteira, gratidão por ter a oportunidade de estudar e mudar de vida através dos estudos quando muitos não têm essa chance. Tudo isso é valioso e gera sentimentos bons ao nosso redor. Tudo fica mais leve e com propósito. Experimente: ao invés de reclamar agradeça!

 

  1. CUIDE DA SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUAL;

Como é importante ter uma vida equilibrada ainda mais no ambiente de estudos e competitividade em que vivemos. Sou super a favor da bandeira do equilíbrio no estudo para concursos/vestibulares. Como Concurseira fui assim e oriento os meus coachees da mesma forma. Na minha visão, estudante não precisa virar mártir para ser nomeado/aprovado em vestibular. Não tem que estudar 12 horas por dia e nem deixar de ter vida para estudar. Não quero dizer com isso que você deve ser menos dedicado ou indisciplinado. Muito pelo contrário exijo muito dos meus coachees. Mas as pessoas não podem ser consideradas em apenas um aspecto. Não podem ser olhadas apenas como estudantes. Elas são em primeiro lugar SERES HUMANOS. Que precisam de uma vida equilibrada. A organização e a prioridade resolvem tudo. Estudo, trabalho, sono, atividade física, parte espiritual tudo isso forma o SER. E nenhuma dessas áreas pode ser negligenciada. Vemos muitos concurseiros/vestibulandos “zumbis” hoje em dia. Não por culpa deles, mas, principalmente por uma visão que alguns cursinhos, professores e até muitos coaches espalham por aí… (graças ao bom Deus não todos).

Reflita agora comigo…a sua vida está equilibrada?

 

  1. TER FOCO;

Calma. Não vou começar com o velho clichê foco, força e fé simplesmente por falar…, mas a realidade é uma só: enquanto você ficar pulando de galho em galho, ou melhor, de edital em edital em áreas totalmente diferentes a sua chance de aprovação será mínima. Quanto mais foco e experiência em uma só área mais rapidamente você alcançará o seu objetivo.

 

  1. NÃO SEJA UM CONCURSEIRO/VESTIBULANDO ACUMULADOR DE MATERIAIS;

Chega né? Nada contra quem quer virar filial da Juspodium ou ser sócio do Estratégia mas vamos parar para pensar? Você utiliza todo o material já adquirido ou apenas compra naquela empolgação inicial de quando sai o edital? Você é daqueles que tem o computador cheio de material desatualizado ou que não utiliza? E o mais grave de tudo sempre se vê tentado a adquirir mais e mais? Geralmente quem é acumulador também se enquadra no perfil de concurseiro/vestibulando sem foco. Tem material para fiscal, policial, analista, INSS, IBGE, etc. E claro que não usa! Vamos fazer um 2018 diferente a partir de agora? Só deixe o que realmente pertencer ao seu foco e for atualizado. Dê este presente a si mesmo!

E você vestibulando: analise também os materiais que dispõe neste momento. Ele está atualizado e de acordo com o vestibular que você vai prestar? Cuidado com o volume excessivo de materiais que acaba gerando ainda mais ansiedade.

Obs: Nada contra Juspodium e Estratégia…amo! Só não pode virar acumulador compulsivo 

 

  1. LEI SECA/TEORIA, QUESTÕES ANTERIORES DA ORGANIZADORA E REVISÃO ORGANIZADA;

Seja honesto com você mesmo. Vamos parar de nos enganar? Você realmente acha que em um concurso de Tribunal ou vestibular atualmente você pode deixar de lado um destes 3 itens aí de cima?

JAMAIS! Eles são importantíssimos e estão interligados. Pare de procurar métodos milagrosos. A realidade está escancarada. Faça o que precisa ser feito. Fazer duas questões de cada tópico do seu edital (e olhe lá tem concurseiro/vestibulando que nem faz questões de todos os tópicos) não revisar conteúdo periodicamente, não simular ambiente e conteúdo de prova e achar que vai ser aprovado é demais né?
#momentocaindonareal
#nãomeodeieporisso

 

Bora mudar a sua realidade? Ninguém fará isso por você!!!

 

  1. FAÇA UM DIÁRIO DA GRATIDÃO E EVOLUÇÃO;

Não me faça cara feia e nem ache que é bobagem. Está cientificamente comprovado (inclusive por estudos da Psicologia Positiva) que a gratidão transforma o nosso cérebro e nos traz mais saúde e felicidade. Além de aumentar em 50% a nossa produtividade. Fonte: (www.administradores.com.br).

Olhar para o seu início nos estudos e verificar como você era no começo e como está agora é um exercício de gratidão tremendo com você mesmo e nos relembra o quanto somos seres em evolução e aperfeiçoamento.

Sabe aqueles pensamentos limitantes que de vez em quando nos rondam? “Não sirvo pra nada”, “Nunca vou passar em concurso/vestibular”, “Isso não é pra mim”…pois é. Você precisa cortar estes pensamentos pela raiz e sempre que aparecerem basta reler o seu diário da evolução/gratidão para eles sumirem rapidinho!

Seja bem objetivo e anote a cada dia coisas pelas quais você é grato. Não somente na área dos estudos. Pequenas vitórias e conquistas de cada dia. Você ficará surpreso com a sua jornada.

Sem preguiça! Vamos começar ainda em Dezembro? Basta pegar um caderno /agenda para ir anotando todos os fatos e/ou acontecimentos pelos quais você é grato. Diariamente. Não tomará mais que 5 minutos do seu dia! Depois me conte o que achou…a mudança será gigantesca.

 

  1. APRENDA A SE REERGUER;

Não se iluda. O caminho até a aprovação é cheio de altos e baixos. O importante é a sua capacidade de ser reerguer e continuar caminhando. Ninguém é perfeito e antes de chegar à vitória, ao objetivo final, muitas serão as quedas. Precisamos aprender com elas e como reagir diante de um tropeço. Faz parte. Resiliência sempre!

RESUMO DA ÓPERA:

  • Faça uma reflexão sobre 2017;
  • Use como ferramentas os exercícios de autoconhecimento;
  • Identifique o que precisa ser mudado;
  • Seja grato por tudo que já foi conquistado e faça o seu diário da gratidão;
  • Mude e aja na direção do seu sonho.
  • Aprenda a se reerguer. A queda é inevitável, mas, continuar no chão é opcional.
  • Faça o seu melhor!
  • Faça hoje!
  • Faça com qualidade para colher no tempo oportuno!

Coach Iara Cristina - Ser aprovado

 

Conte comigo nesta caminhada!

Coach Iara Cristina.
Coach Especialista em Concursos Públicos e Vestibulares.
Certificada pela ABRACOACHING.
E-mail: coachiaracristina@gmail.com
WhatsApp: (11) 9 5071-4747.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *